terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Diversidade étnico racial: Consciência Negra"

*

Este projeto tem como intuito fazer com que os alunos entendam e aprendam o real significado da Consciência Negra e a sua importância para a diversidade tanto racial quanto cultural.

                           PROJETO

O que os alunos aprenderão:
 
* Valorizar a Cultura Negra na escola e na sociedade.
* Valorizar a identidade da criança negra.
* Descobrir algumas lendas de origem afro-descendente.
* Trazer a tona discussões provocantes por meio do diálogo para posicionamento mais critico frente a realidade social em que vivemos.

Duração das atividades:
 
Atividades interdisciplinar sendo realizadas em cinco dias.

Conhecimento Prévio Desejável:
 
* Conhecimento da História dos negros no Brasil
* A não discriminação racial
* Valorização das etnias existentes no Brasil.

Estratégias e Recursos:
 
* Vídeo, Data show, Computador
* Massa de modelar, Livro didático
* Cartolina/ pincéis/ tesouras/ jornais e revistas.

Desenvolvimento: 

Atividade 01
  * Introdução sobre a chegada dos negros no Brasil, através de textos e imagens. Como pode se ver no link ao lado -> A chegada - Imagens

 
* Visualização de vídeo e discussão da história: "Menina bonita do laço de fita".
Leia aqui a história -> Menina Bonita do laço de fita 
Para melhor entendimento e visualização assista também o vídeo  abaixo:

 
Atividade 02

* Texto coletivo no laboratório de Informática utilizando a ferramenta BrOofice Writer sobre o que pensam ser consciência negra, e montar um cartaz sobre essa visão utilizando o kolour Paint.

Atividade 03
 
* Montar uma paleta com massa de modelar nos tons bege e marrom e ir misturando as cores como se uma cor fosse o pai e a outra a mãe. Isso permitirá que a criança perceba a diversidade dos tons de pele. Conhecendo assim a miscigenação. 
Entenda melhor o que é miscigenação clicando no link ao lado: O que é miscigenação?

Finalização do Projeto:

* Exposição em murais e bancadas na escola dos trabalhos realizados além de uma apresentação musical e teatral sobre o que se aprendeu.


Referências:

Trabalho do Curso Proinfo. Realizado no dia 09/10/2012
Cursistas: Alyne Castro, Cristina de Freitas e Gabriela Marinho.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Prática Pedagógica: Trabalhando com História em Quadrinhos


 A aula na qual vamos apresentar foi aplicada aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, enfatizando as disciplinas de: Língua Portuguesa, Artes e Informártica.
Podemos dizer que foi um aula bastante produtiva já que os alunos estavam super empolgados, curiosos e participativos. Tudo foi realizado por etapa como pode ser visto abaixo:
  • 1º Momento: As crianças tiveram t o primeiro contato e leram algumas historinhas do gibi Turma da Mônica
  • 2º Momento: Após a leitura, a professora irá ensinou a manusear o material corretamente, ou seja como as páginas devem se viradas (Cuidado: com as mãos limpas, não rasgar e não amassar), logo em seguida foi explicado as falas dos personagens, os recursos visuais, sempre estimulando os alunos através de perguntas, como por exemplo: quais os personagens elas conhecem, discutir as principais caraterísticas físicas e comportamentais, apresentar a sequencia das histórias.
  • 3º  Momento: A história Turma da Mônica e o sumiço das mães foi escolhida para ser assistida no data show. Trabalhamos também com o site divertudo onde mostra passo a passo de como se deve criar um quadrinho. onde mostras as expressões usadas, os tipos de balões e as onomatopeias. E fomos estigando a criança a criar sua própria história em quadrinhos.
  • 4º Momento: Para a leitura compartilhada, distribuimos exemplares do mesmo gibi para que todos possam acompanhar a história individualmente, em duplas ou em trios. Depois escolhemos uma das histórias, recortamos os quadrinhos e embaralhamos  afim de que em formado em grupos tenahm o  desafio é remontar na ordem correta.
  • 5º Momento: Após todo processo acima, os alunos foram elaborar uma história em quadrinho, utilizando o recurso do jogo HAGAQUÊ, que permite criar o quadrinhos com tempo, espaço, fala, personagens etc, porém antes o coordenadora  tecnológica ensinou aos alunos como utilizar este recurso. Os alunos vão usaram a criatividade e posteriormente foi feita a correção ortográfica no laboratório de informática, depois de tudo executado, realizamos uma exposição onde mostramos a criatividade de cada quadrinho criado pelos alunos.


    Assista  abaixo um vídeo onde mostra todo processo deste projeto:



    Para melhor entender sobre como fazer história em quadrinhos confira também o site da Turma da Mônica:  Máquina de fazer Quadrinhos.



    Atividade realizada para o Curso Proinfo no dia 13 de Setembro de 2012
    Alunas: Alyne Castro, Cristina de Freitas, Gabriela Marinho e Cidianara Bodart.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Jogos Educativos e a Tecnologia


Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados.
Vendo os jogos educativos computacionais como mais um recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes, este artigo visa fazer uma reflexão sobre o brincar e o uso dos jogos educativos no desenvolvimento dos educandos.
Apresentam-se algumas vantagens dos mesmos na educação, apontando possibilidades para serem ricos instrumentos para a construção do conhecimento.

Para entender melhor assista o vídeo abaixo:


Para assistir o vídeo no Youtube clique AQUI


Atividade do Curso PROINFO realizada em 03 de Setembro de 2012

domingo, 2 de setembro de 2012

Tecnologia Para Todos...

 
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática está presente na maioria das tarefas do nosso cotidiano, como por exemplo, sacar dinheiro em um caixa eletrônico, pagar a  passagem de ônibus com bilhete eletrônico,votar, trabalhar como porteiro em um prédio, usar o celular etc. Essas simples tarefas nos exigem o minímo de socialização com o mundo da informática. E a melhor forma de impedir que a tecnologia dificulte a vida da população brasileira, principalmente da classe menos favorecida, é através da implantação da informática educativa nas escolas de todo o país. As pessoas que se utilizam da informática alcançam novas possibilidades de pensamento, a tecnologia vai transformando as suas mentes à medida que têm acesso a novos dados, assim, muda-se o modelo mental e, consequentemente, o cotidiano destes indivíduos. Nos últimos anos, vários setores econômicos, como indústrias, bancos, medicina, telecomunicações, comércio, e até mesmo a cultura, passaram a ter como base de seu desenvolvimento a informática. E cabe à escola auxiliar e até mesmo preparar os indivíduos para lidarem com esta nova cultura virtual que a sociedade moderna está moldando. Sendo assim, a informática na sala de aula, no século XXI, tornou-se imprescindível, pois a escola precisar acompanhar e refletir seu tempo.